Lhabab Düchen

Festival Lhabab Düchen

Dia 27 de Outubro

O Lhabab Duchen celebra a descida de Buda Shakyamuni do Céu de Tushita, após haver aí ascendido pelo período de três meses para dar Ensinamentos aos deuses e, em particular, à sua própria  mãe Mahamaya e desta forma retribuir a sua bondade. A rainha após morrer havia aí renascido.

Este festival marca o dia auspicioso em que o Buda, após essa ação iluminada, desceu do Reino dos Deuses de Tushita e voltou à nossa Terra.

 

Esta data auspiciosa, Lhabab Duchen, é um excelente momento para sentir gratidão para com o Buda, o Dharma que Ele expôs, bem como para com toda a Linhagem de Mestres, obviamente incluindo os nossos próprios Lamas, que preservaram estes Ensinamentos e que nos possibilitam entrar em contacto com a sua prática e benefícios.

 

É tradicionalmente ensinado que o efeito de quaisquer ações positivas ou negativas, nesta data de confluência de causas e condições, é multiplicado "dez milhões de vezes". Por conseguinte, é sábio e auspicioso realizar atividades espirituais e saber tirar o máximo proveito desta importante data e celebração. 

 

Um dos atos simbólicos mais simples, porém poderosos, é a simples oferenda da luz de uma vela ou lamparina de manteiga para celebrar esta luz que voltou ao nosso mundo: Buda Shakyamuni, o Iluminado.

 

Este ano, seguindo o exemplo do Buda, refletimos também na bondade das nossas queridas e bondosas mães sem as quais não poderíamos ter esta preciosa vida humana com todas as liberdades e vantagens.

 

A CGM levará a cabo uma prática especial de Oferenda de Luz, para celebrar a bondade do Buda para com a sua mãe e para connosco; recordando as nossas próprias mães, fazendo oferendas e dedicando o mérito e bênçãos de tal prática ao benefício de todos os seres, mas em particular das nossas próprias mães.

 

Participa na prática e nas oferendas presencialmente ou via Zoom. Só necessitas de inscrever-te, fazer a tua oferenda e enviar a fotografia da tua mãe até segunda-feira 25 de Outubro. 

Link para formulário de inscrição e outras informações: clique AQUI

Obrigado e esperamos vê-lo em breve!

 

Com carinho,

 

Comunidade Guhya Mantrika