Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

CET Pendê Ling

Rua Fernando Assis Pacheco, 120

2765-316 São João do Estoril - Lisboa

Email: info@guhyamantrika.org

Call: 26 510 21 62 / 91 213 93 53

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Doações

Ao doar contribui para a preservação do centro de retiros e mosteiro, da comunidade monástica e ngakpa e para o desenvolvimento dos nossos projectos. Poderá doar através do paypal, transferência bancária ou contactar-nos para doações de outras formas.

Programa Nalanda

Programa Nalanda

Programa para Estudos Superiores Budistas

 

"Através do estudo conseguimos compreender os fenómenos.

Através do estudo afastamo-nos das acções negativas.

Através do estudo, desistimos do que não faz sentido.

Através do estudo, atingimos o estado além do sofrimento."

- Bodhisattva Pitaka

 

O Programa Nalanda (PN) oferece uma oportunidade aos praticantes seriamente dedicados ao Dharma do Buda. Ofertando do mais elevado padrão de ensino do Dharma em Portugal. Somos um pequeno Sangha com benefícios exclusivos. Os estudantes do PN auferem da possibilidade de ter sessões semanais e uma relação pessoal e directa com Lama Gyurme, o professor residente da Guhya Mantrika, bem como com os Mestres visitantes.

 

O PN, estruturado por o Venerável Lama Urgyen Chödor e pelo Lama Gyurme, é um programa educacional Budista, não-sectário, e é dedicado a fornecer formação a todos os estudantes sinceros do Dharma.

 

A abordagem é tradicional e irá incentivar, não apenas, o estudo formal mas também a integração profunda dos ensinamentos, através da contemplação e meditação. Sendo que Ensinamentos e orientações adicionais serão disponibilizados pelos muitos Lamas de reconhecida qualificação relacionados com o Sangha da Guhya Mantrika.

 

O PN é assim uma faculdade Budista para o ensino superior em estudos Dharmicos, um lugar de aprendizagem, onde estudantes dedicados se podem reunir para ouvir os vários temas do Buddhadharma, como o vinaya, o sutra, o abhidharma e o mantra secreto explicados em profundidade por professores qualificados.

 

Apresentação do Programa

 

"Se não começares com uma análise minuciosa,

Como irá a certeza perfeita surgir?

Se essa nobre confiança não surge,

Como poderão as falsas projecções alguma vez cessar?"

- A Tocha da Certeza

 

O PN tem a duração de cinco anos e é um programa de estudos de textos tradicionalmente estudados na tradição Budista Tibetana Nyingma/Kagyu.

 

O Lama Urgyen Chödor idealizou e desenvolveu este curso para atender às reais necessidades dos estudantes portugueses de modo a ganharem uma compreensão profunda do Dharma. Este curso é baseado numa abordagem integrada e sistemática, que inclui o estudo e muitas oportunidades de discussão e reflexão sobre o que se aprendeu.

 

Ministrado, maioritariamente, pelo Lama Gyurme, este curso é composto por 5 anos lectivos e com uma periodicidade semanal. Após a conclusão do curso de cinco anos, os estudantes que desejam avançar podem optar por continuar com os cursos opcionais de mais quatro anos.

 

O PN, uma vez que se dirige a praticantes sérios da tradição espiritual Kagyu/Nyingma, comporta ainda exames escritos e orais, bem como uma série de votos e compromissos relacionados com práticas a manter e concluir a cada ano. O PN é assim um meio de adquirir conhecimento e experiência directa do Caminho Espiritual Budista.

 

"Mesmo que tenhas que morrer amanhã, estuda hoje.

Embora possas não te tornares um sábio nesta vida,

O teu conhecimento será preservado para o futuro;

Tal qual riqueza depositada e então recuperada,

O Tesouro Precioso de Provérbios Elegantes,

Todos os ensinamentos do Dharma estão incluídos na palavra do Buda e nos tratados,

O excelente discurso e os comentários sobre o significado pretendido,

Por meio destes, o Ensinamento do Sakya Permanecerá por muito tempo neste mundo."

- Sūtra Pedido por Devaputra

 

Ano I

Capitulo Primeiro de «A Conduta Perfeita» e «As Trinta e Sete Práticas do Bodhisattva»

 

Ano II

Capitulo Segundo de «A Conduta Perfeita» e Capitulos I, II e III do Bodhicharyavatara

 

Ano III

Capitulo Terceiro de «A Conduta Perfeita» e Capitulos IV, V e VI do Bodhicharyavatara

 

Ano IV

Capitulo Quarto de «A Conduta Perfeita» e Capitulos VII, VIII, IX e X do Bodhicharyavatara

 

Ano V

Capitulo Quinto de «A Conduta Perfeita» e o Texto Kunzang Lama’i Shelung

 

Obras Canónicas

 

«A Conduta Perfeita: A Determinação dos Três Votos»

 

A Base deste curso ao longo dos cinco anos é o Texto «A Conduta Perfeita: A Determinação dos Três Votos» de Ngari Panchen, com comentário de Sua Santidade Dudjom Rinpoche. Esta ancestral e tradicional exposição explica os três níveis de códigos morais no budismo tibetano: os votos de libertação individual, os votos de um bodhisattva e os votos do tantra, ou samayas. Descrevendo em detalhe os significados destes votos e conselhos práticos sobre como mantê-los como ferramentas para a prática espiritual e integrá-la na vida diária.

 

«As Trinta e Sete Práticas do Bodhisattva»

 

De Gyaltse Thogme Zangpo, como indica o título, são as trinta e sete práticas de um Bodhisattva: a Síntese da Essência do Coração da visão, meditação e conduta de um Bodhisattva. O próprio título completo indica dois pontos: primeiro que o texto condensa todos os sutras Mahayana, que ensinam a prática de um bodhisattva e, segundo, que resume a essência do coração da visão, meditação e conduta de um Bodhisattva, da qual existem trinta e sete práticas principais. Em tibetano, a palavra "prática" traduz-se literalmente como "trazer à experiência." Assim, as 37 práticas podem realmente ser trazidas à experiência pessoal de cada aluno.

 

«O Bodhisattvacaryavatara»

 

Shantideva compôs o seu texto sob a forma de um diálogo interno. Ele virou as armas para si próprio, travando a batalha com as suas emoções negativas. Portanto, quando ensinamos ou ouvimos este texto, é importante que o façamos, a fim de progredir espiritualmente, ao invés de o fazer simplesmente como um objecto de estudo académico.

 

Sua Santidade o XIV Dalai Lama:

"Esta obra magistral de Shantideva é um tratado clássico por excelência, o Bodhisattvacaryavatara. Shantideva, um monge budista do século VIII, é uma das figuras mais conhecidas e estimadas em toda a história do Budismo Mahayana. O Bodhicaryavatara está estruturado em torno das seis Paramitas - generosidade, a disciplina ética, paciência, zelo, meditação e sabedoria."

 

É dito:

"Entender este texto, é entender mais ou menos tudo sobre o Dharma. Pois contém não só o entendimento, mas também o coração, a prática, a meditação e a actividade; assim sendo, não seria necessário estudar mais nada, a não ser este texto, o Bodhicharyavatara".

 

«O Kunzang Lama’i Shelung»

 

Por mais de um século, «As Palavras do Meu Perfeito Mestre» têm servido como um guia para a prática espiritual comum a todas as quatro principais escolas do budismo tibetano. É um comentário clássico sobre as práticas preliminares do ciclo do Dzogchen Longchen Nyingthig de ensinamentos, o grande tesouro espiritual da escola Nyingma. O autor, Paltrul Rinpoche, torna acessível o seu assunto através de uma riqueza de histórias, citações e referências à vida quotidiana. Seu sentido poético, a ironia e estilo coloquial infundem no texto a atmosfera e a vitalidade de um ensinamento oral.

 

Condições e Compromissos

 

"O sábio não faz muitas promessas,

Mas, uma vez que se compromete,

Então, é como se a promessa fora esculpida em pedra,

Mesmo face à morte, ele não falhará."

- Bordão da Sabedoria, versículo 11

 

- Cada aluno deve comprometer-se a completar o PN.

- Cada aluno deve comprometer-se a aplicar-se às horas de estudo e prática recomendados.

- A apresentar-se aos devidos exames escritos e orais.

- A completar a cada ano as práticas e recitações recomendadas.

- A participar no Retiro Anual do PN.

- A tomar os respectivos votos (Refúgio, Pratimoksha, Bodhisattva...)

- Manter uma conduta em harmonia com os votos de Genyen e de Bodhisattva.

- Copiar textos, fazer oferendas, caridade, estudo, leitura, memorização, explicação, recitação em voz alta, contemplar e meditar: Estas dez actividades trazem méritos além do mensurável.

Distinguindo o Meio dos Extremos

 

Material de Estudo a Adquirir

 

- Perfect Conduct : Ascertaining the Three Vows (Wisdom Publications)

- As Trinta e Sete Práticas do Bodhisattva (Guhya Mantrika)

- O Bodhisattvacaryavatara – A Via do Bodhisattva (Editora Ésquilo)

- The Nectar of Manjushri's Speech (Shambala)

- Kunzang Lama’i Shelung - O Caminho da Grande Perfeição (Editora Ésquilo)

- The Guide to the Words of My Perfect Teacher (Shambala)

- The Jewel Ornament of Liberation [Este livro, ainda que não seja abordado durante o curso, deve ser estudado pelos alunos] (Snow Lion Publications)