Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

CET Pendê Ling

Rua Fernando Assis Pacheco, 120

2765-316 São João do Estoril - Lisboa

Email: info@guhyamantrika.org

Call: 26 510 21 62 / 91 213 93 53

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Doações

Ao doar contribui para a preservação do centro de retiros e mosteiro, da comunidade monástica e ngakpa e para o desenvolvimento dos nossos projectos. Poderá doar através do paypal, transferência bancária ou contactar-nos para doações de outras formas.

Benefícios do Stupa

Benefícios

Propósitos para a construção de um Stupa

 

É dito haver dez propósitos tradicionais para construir um stupa:

1 – Como memorial de um Mestre

2 – Como relicário para preservar as relíquias de seres realizados

3 – Como polo magnetizador de energia iluminada

4 – Criar condições para o renascimento dos Mestres

5 – Para promover longevidade

6 – Para promover paz e harmonia

7 – Para promover/atrair prosperidade

8 – Para prevenir invasões de exércitos

9 – Para purificar doenças, pestes e desequilíbrios físicos e mentais

10 – Para ajudar a atingir a Iluminação

 

Benefícios e Bênçãos do Stupa

 

Sempre e cada vez que se olha para um stupa mas também para imagens dos Budas e Escrituras, a semente da libertação e Iluminação é plantada em nós. Porém não só esta impressão positiva é deixada no nosso contínuo mental como purifica a mente, criando em nós as condições para nesta vida ou numa próxima encontrarmos o Dharma, realizarmos a sabedoria de ouvir, reflectir e meditar, trilhar assim todas as etapas do caminho do Sutra e do Tantra e realizar a nossa verdadeira natureza, o estado de Buda.

 

Assim, podemos dizer que o stupa tem o poder de afectar as nossas mentes ao lhes deixar impressões, ou marcas e tendências, positivas.

 

Uma vez que tudo o que vemos cria impressões na mente, por exemplo quando vemos televisão ou olhamos horas a fio para redes sociais no computador; quando vemos um filme ou damos um passeio,e dependendo da forma como olhamos e vemos, tudo isto deixará impressões positivas ou negativas nas nossas mentes; assim não há razão para estranhar que um stupa deixe impressões na nossa mente.

 

A diferença fundamental é que um objecto sagrado como um stupa só deixa impressões positivas e ilimitados benefícios.

 

Assim, o propósito de se construírem stupas é beneficiar a vida de todos os seres; e todos os que virem o stupa terão benefícios, entre eles:

 

- Purificar a mente

- Acumulação de mérito, ou condições conducentes à felicidade e sucesso

- Ajudará a cuidar enfermidades: do corpo e da mente

- Entre muitos outros… como ajudar a preservar o Mahayana

 

Existem ainda muitos outros benefícios advindos de práticas relacionadas com o stupa.

 

Kyabje Trulshig Rinpoche acerca dos benefícios dos Stupas

Características do nosso Stupa

 

Um stupa representa a mente iluminada dos Budas, Dharmakaya, e cada parte constituinte de um Stupa mostra o caminho para a Iluminação. Construir um stupa é uma forma muito poderosa de purificar karma negativo e obscurecimentos, e de acumular extenso mérito. Desta forma podemos ter realizações do caminho para a Iluminação e ser capazes de realizar um trabalho perfeito para libertar os seres sencientes em sofrimento, que igualam céu, guiando-os para a felicidade inigualável da Iluminação, que é o objectivo último da nossa vida.

 

O relicário na parte superior do templo, o qual não é acessível, conterá o Kangyur completo (103 volumes do Sutra e Tantra) e Tengyur (216 volumes dos Shastras) bem como relíquias e objectos especialmente abençoados.

 

A torre contém mil “tsatsa” representando cada um dos cem stupas; ou seja cem mil stupas, com terra dos locais sagrados de peregrinação Budista.

 

Este extraordinário monumento Budista é agora um símbolo do Budismo a criar raízes da Europa Ocidental. Trata-se de um grande passo no estabelecimento do Dharma e na preservação da sua pureza no futuro. De agora em diante, o Stupa Tashi Gomang contribuirá para a preservação genuína e intocada da tradição Budista, não só na Europa, mas em todo o mundo.