top of page

Centro de Retiros

Thubten Phuntsog Gephel Ling

Horário Público

Segunda a Sexta 10:00 - 11:00 (para meditação)

Sábados e Domingos 10 - 12:30 / 14:00 - 17:00

Visita ao interior do Stupa 11:30 - 12:30 / 14:00 - 17:00

Para outras marcações contacte: 91 213 93 53 / 26 510 21 62 / info@guhyamantrika.org

Bem-vindo ao nosso Centro de Retiros

 

O Thubten Phuntsog Gephel Ling, ou em português «A Ilha onde os Ensinamentos do Buda estão Completamente Presentes, difundindo assim Virtude», nome este atribuído por Sua Santidade Taklung Tsetrul Rinpoché, o Mestre Supremo da Tradição Nyingmapa, é parte integrante da Guhya Mantrika; um espaço sagrado e único no nosso país que provê a todos os interessados Ensinamentos, retiros e workshops na Tradição Espiritual do Budismo Tibetano.

 

Thubten Phuntsog Gephel Ling

 

O Tubthen Puntsok Gephel Ling é um Centro de Retiros e de Meditação, estabelecido numa herdade com cerca de 63 hectares de ambiente natural e tranquilo, localizadao entre Alcácer do Sal e Montemor.  

 

É parte integrante da activa Guhya Mantrika e, como tal, mantém programas regulares de Ensinamentos, Meditação, Preces e Práticas Tradicionais, Retiros e Programas Comunitários que visam preservar e transmitir os valores e tradição espiritual do Budismo Vajrayana. A nossa Tradição é a das Linhagens Nyingma e Kagyü do Budismo Tibetano tal como foi desenvolvida e ensinada pelo Guru Rinpoché [Padmasambhava], Mestre Iluminado da Índia e que introduziu o Budismo no Tibete no Século VIII - assim como outros Mestres realizados destas abençoadas Linhagens de Realização.   

 

A direcção e orientação do Centro está sob a responsabilidade dos seus fundadores, o Lama Urgyen Chökyi Dorje e o Lama Gyurme, contando ainda com a colaboração de outros Lamas das Tradições supra mencionadas.  

 

O Tubthen Puntsok Gephel Ling é um espaço sagrado e único no nosso país que providencia a todos os interessados Ensinamentos, Retiros e Workshops na Tradição Espiritual do Budismo Tibetano. Para o visitar não é necessário ser-se Budista: todos os que tenham boa vontade e aspirem a uma vida mais saudável, pacífica e significativa são bem-vindos para usufruírem e partilharem o que a Herdade tem para oferecer. 

História

 

A propriedade que se tornou no Tubthen Puntsok Gephel Ling, surge como manifestação da visão e aspirações dos Lamas e Sangha da Guhya Mantrika. Aquando da visita do Venerável Lama Chökyi Dorje em Maio de 2010, este partilhou com o Sangha, algo que até então só havia falado com o professor residente, Lama Gyurme: expôs a sua visão e explicou qual a importância de construir em Portugal um «Templo do Palácio Celestial de Padmasambhava» e um Centro de Retiros, mencionando também o seu impacto no desenvolvimento do Dharma no nosso país, nomeadamente através do beneficio incomensurável que trará, não só agora, como também às gerações futuras.

 

Olhando para os exemplos da Índia e do Tibete, onde os Templos e Mosteiros, com as suas congregações, trouxeram grandes benefícios aos seres, através de susterem e difundirem os ensinamentos do Buda; sentimos que devemos fazer o possível por imitá-los no nosso país.     

 

A nossa aspiração é a criação de uma base extremamente sólida e robusta para o desenvolvimento da Tradição Nyingma em Portugal, com todas as possibilidades de estudo e prática, como as que actualmente ainda encontramos no Oriente. Poderemos assim proporcionar às futuras gerações de portugueses (e outros interessados doutras nacionalidades) um treino pleno e completo, de acordo com os três níveis de preceitos: externamente observando os preceitos da Libertação Individual; interiormente mantendo o treino do Bodhisattva; e no no íntimo mais profundo, mantendo a prática do Vajrayana.  

 

O Gephel Ling proporciona ainda, paralelamente, instalações e habitação para retiros tradicionais de acordo com a orientação Nyingma e Kagyü do Budismo Tibetano. Este centro de retiros proporcionará o ambiente perfeito para que indivíduos no nosso país possam ter a gloriosa oportunidade, tal qual têm os praticantes no Oriente e os mais abastados no Ocidente, de praticar em reclusão, corporificando em Portugal as tradições vivas da Linhagem do Dzogchen e do Mahamudra.

bottom of page