Julho de 2017: Fim-de-Semana Especial no CET Pendê Ling e Sintra
Chöd Adventures e Ritual de Limpeza de Don Yod Shagpa: Prática pelos Mortos
Julho de 2017: Fim-de-Semana Especial no CET Pendê Ling e Sintra
Chöd Adventures e Ritual de Limpeza de Don Yod Shagpa: Prática pelos Mortos
Doações
Orientador Espiritual
Lama Urgyen Chökyi Dorje
Orientador Espiritual da Guhya Mantrika
Nascido em Fevereiro de 1968, Ano do Macaco ou Ano do Guru Rinpoché, na Bélgica, como filho de uma das primeiras Budistas Ocidentais da Escola Tibetana e das primeiras tradutoras de Tibetano para Francês. Seria com apenas a idade de oito anos que embarcaria em direcção à Índia e Nepal, por decisão própria, para estudar os Ensinamentos do Buda.
No Nepal, encontraria aquele que se tornaria o seu primeiro Mestre o Venerável Kyabje Tulku Urgyen Rinpoché, um incomparável Mestre de Dzogchen, que fora também Mestre do XVI Karmapa Rigpe Dorje e auferia de uma relação espiritual única de Mestre e discípulo com Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche entre muitos outros dos maiores Mestres Tibetanos do Século XX.
Desde a mais tenra idade, o Lama Chödor, como é afectuosamente chamado, receberia então das mãos de Mestres, ou Lamas, a sua instrução e transmissões e empossamentos espirituais. Contando-se entre eles alguns que são desde sempre considerados os gigantes espirituais da Tradição Tibetana, como sabemos, além do Tulku Urgyen Rinpoché e a sua Venerável esposa Khandro Mayum Rinpoché, Dilgo Khyentse Rinpoche, o XVI Karmapa Rigpe Dorje, Thrangu Rinpoché, Chokyi Nyima Rinpoché, Chokling Rinpoché, Kyabje Dudjom Rinpoche e Nyoshul Khen Rinpoché entre muitos outros Rinpochés, Khenpos e Lamas.
Desta feita viria a tornar-se aquele que conhecemos como Lama Urgyen Chökyi Dorje, ou Lama Chödor, um Guia Espiritual Kanying, ou seja das Tradições Kagyu e Nyingma do Budismo Tibetano.
Dentro da Escola Nyingma, o Lama Chödor, tem uma muito estreita ligação com as Linhagens do Chokling Tersar, do Longchen Nyingthig e a Tradição de Mindroling. Na Escola Kagyu a sua Linhagem alberga a tradição Karma Kagyu e Shangpa Kagyu. Tendo todavia recebido muitos Ensinamentos relativos a outras Linhagens Tibetanas.
De Tulku Urgyen, nada mais, nada menos que o pai de Chokyi Nyima Rinpoché e Chokling Rinpoché, os actuais detentores da Linhagem Chokling Tersar e com quem o Lama Urgyen Chödor mantém uma estreita relação, familiar e espiritual, recebeu, não só as instruções da maravilhosa Linhagem dos Tërmas de Chogyur Lingpa, da Linhagem Kagyu entre outras, tal como a instrução de assumir as funções de um Lama.
Assim sendo, o Lama Urgyen Chödor, recebeu uma formação ímpar, uma harmoniosa junção, entre a mais profunda cultura Budista Tibetana e a educação Europeia. Este facto torna-o num professor de Dharma incomparável, transmitindo o Dharma numa linguagem acessível, prática e livre das armadilhas culturais, que tantas vezes dificultam um entendimento genuíno da prática Budista no Ocidente.
O Lama Urgyen Chödor é um dos mentores da Guhya Mantrika, o seu Orientador Espiritual e um dos seus principais professores, ou Lamas; facto que muito nos regozija e que torna a Guhya Mantrika num centro de aprendizagem espiritual mais rico e único na transmissão do Dharma no nosso país.