Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

CET Pendê Ling

Rua Fernando Assis Pacheco, 120

2765-316 São João do Estoril - Lisboa

Email: info@guhyamantrika.org

Call: 26 510 21 62 / 91 213 93 53

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Doações

Ao doar contribui para a preservação do centro de retiros e mosteiro, da comunidade monástica e ngakpa e para o desenvolvimento dos nossos projectos. Poderá doar através do paypal, transferência bancária ou contactar-nos para doações de outras formas.

Orientador Espiritual

Lama Urgyen Chökyi Dorje

Orientador Espiritual da Comunidade Guhya Mantrika

 

Nascido em Fevereiro de 1968, Ano do Macaco ou Ano do Guru Rinpoché, na Bélgica, como filho de uma das primeiras Budistas Ocidentais da Escola Tibetana e das primeiras tradutoras de Tibetano para Francês. Seria com apenas a idade de oito anos que embarcaria em direcção à Índia e Nepal, por decisão própria, para estudar os Ensinamentos do Buda.

 

No Nepal, encontraria aquele que se tornaria o seu primeiro Mestre o Venerável Kyabje Tulku Urgyen Rinpoché, um incomparável Mestre de Dzogchen, que fora também Mestre do XVI Karmapa Rigpe Dorje e auferia de uma relação espiritual única de Mestre e discípulo com Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche entre muitos outros dos maiores Mestres Tibetanos do Século XX.

 

Desde a mais tenra idade, o Lama Chödor, como é afectuosamente chamado, receberia então das mãos de Mestres, ou Lamas, a sua instrução e transmissões e empossamentos espirituais. Contando-se entre eles alguns que são desde sempre considerados os gigantes espirituais da Tradição Tibetana, como sabemos, além do Tulku Urgyen Rinpoché e a sua Venerável esposa Khandro Mayum Rinpoché, Dilgo Khyentse Rinpoche, o XVI Karmapa Rigpe Dorje, Thrangu Rinpoché, Chokyi Nyima Rinpoché, Chokling Rinpoché, Kyabje Dudjom Rinpoche e Nyoshul Khen Rinpoché entre muitos outros Rinpochés, Khenpos e Lamas.

 

Desta feita viria a tornar-se aquele que conhecemos como Lama Urgyen Chökyi Dorje, ou Lama Chödor, um Guia Espiritual Kanying, ou seja das Tradições Kagyu e Nyingma do Budismo Tibetano.

 

Dentro da Escola Nyingma, o Lama Chödor, tem uma muito estreita ligação com as Linhagens do Chokling Tersar, do Longchen Nyingthig e a Tradição de Mindroling. Na Escola Kagyu a sua Linhagem alberga a tradição Karma Kagyu e Shangpa Kagyu. Tendo todavia recebido muitos Ensinamentos relativos a outras Linhagens Tibetanas.

 

De Tulku Urgyen, nada mais, nada menos que o pai de Chokyi Nyima Rinpoché e Chokling Rinpoché, os actuais detentores da Linhagem Chokling Tersar e com quem o Lama Urgyen Chödor mantém uma estreita relação, familiar e espiritual, recebeu, não só as instruções da maravilhosa Linhagem dos Tërmas de Chogyur Lingpa, da Linhagem Kagyu entre outras, tal como a instrução de assumir as funções de um Lama.

 

Assim sendo, o Lama Urgyen Chödor, recebeu uma formação ímpar, uma harmoniosa junção, entre a mais profunda cultura Budista Tibetana e a educação Europeia. Este facto torna-o num professor de Dharma incomparável, transmitindo o Dharma numa linguagem acessível, prática e livre das armadilhas culturais, que tantas vezes dificultam um entendimento genuíno da prática Budista no Ocidente.

 

O Lama Urgyen Chödor é um dos mentores da Comunidade Guhya Mantrika, o seu Orientador Espiritual e um dos seus principais professores, ou Lamas; facto que muito nos regozija e que torna a nossa Comunidade num centro de aprendizagem espiritual mais rico e único na transmissão do Dharma no nosso país.