top of page

Práticas Regulares

Práticas Regulares

Práticas Regulares no Centro de Retiros Thubten Phuntsog Gephel Ling

Alcácer do Sal

“Riwo Sangchö” e “Arya Tara”

Segundas às Sextas das 08:00 às 09:00

Sábados das 10:30 às 11:30

Domingos das 11:30 às 13:00

Ensinamentos

Quartas das 19:00 às 20:00

"Ngondro Longchen Nyingtik"

Segundas das 06:30 às 07:30

Programa Nalanda

Sábados das 08:00 às 10:00

Domingos das 09:00 às 11:00

Práticas Regulares no Centro de Estudos Tibetanos Pendê Ling

São João do Estoril

“Chenrezig – Buda da Compaixão”                                          
Segundas das 19:30 às 20:30 
“Orgyen Menla – O Guru da Medicina” 
Terças das 20:30 às 21:15 

“Buda Shakyamuni” 

Quartas das 20:00 às 21:00 

Introdução à Meditação

Quartas das 19:00 às 20:00

Pujas e Prática de Sadhana

 

Pujas e Sadhanas são meditações cantadas, com visualizações, preces e mantras que corporificam a essência do Caminho Budista Vajrayana. Os Pujas são um poderosos método para purificarmos o nosso karma negativo e emoções perturbadoras, bem como para acumular mérito, ou fortuna espiritual, conduzindo-nos assim à realização.

 

Evocando as bênçãos e a presença dos Seres Iluminados dedicamos estas orações e a energia gerada pelos mantras e pela meditação à causa da paz mundial, à harmonia, felicidade e iluminação de todos os seres. Com essa atitude compassiva, a participação nos Pujas e Sadhanas é altamente benéfica.

 

Quem pode participar? Todos os que tenham boa vontade! Apesar dos Pujas e Sadhanas serem práticas do Vajrayana e requererem o recebimento do devido Empossamento, Transmissão e Instruções, estes Pujas anunciados estão abertos ao publico em geral. Por favor, chegue com 15 minutos de antecedência.

 

Dedicatórias Especiais: É possível a qualquer pessoa fazer a oferta do patrocínio de um Puja dedicado a familiares ou amigos doentes, a alguém que tenha falecido ou para o apoio em necessidades especificas. Para mais informações contacte-nos via info@guhyamantrika.org

 

Introdução à Meditação

Nestas aulas de introdução à meditação tradicional (zhiné/shamata) seguiremos diversas técnicas das tradições Nyingma e Kagyü. Indicadas para principiantes que queiram ter um primeiro contacto com a meditação ou aprofundar técnicas que já conheçam, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio, empossamento, ou transmissão.

 

Meditação é a arte de desabrochar a sabedoria latente e natural da consciência. Sendo esta usada como uma ferramenta prática para desfazer padrões emocionais destrutivos, para desenvolver qualidades positivas, como a sabedoria e compaixão, e para aceder à natureza fundamental da mente de pura consciência. A prática da meditação nutre e cultiva a Natureza de Buda, a semente pura de perfeição existente no coração de cada ser senciente. Esta tem o poder de transformar as acções egoístas e conflituosas em generosidade altruísta e compaixão. Colocadas em prática de forma diligente, as instruções de meditação, de uma Linhagem genuína podem levar ao pleno despertar.

 

Prática meditativa de "Chenrezig - O Buda da Compaixão"

Esta é uma maravilhosa oportunidade para praticar Chenrezig, ou Avalokiteshvara, O Buda da Compaixão. Nestas sessões praticamos meditação e a recitação do mantra OM MANI PADME HUM, através dos quais desenvolvemos as qualidades do amor e da compaixão universais, que são na verdade a nossa natureza essencial.

 

Qualquer pessoa cujo coração esteja infundido de amor e compaixão, que profunda e sinceramente age para o beneficio dos outros sem procurar fama, lucro, estatuto ou reconhecimento, expressa a actividade de Chenrezig. Sempre que somos compassivos, ou sentimos amor por alguém, ou por algum animal ou pelo mundo natural, experimentamos a nossa conexão natural com Chenrezig. Apesar de não sermos compassivos de uma forma tão consistente como os grandes mestres de meditação, o Budismo Tibetano acredita que todos partilhamos, na nossa verdadeira natureza, uma compaixão incondicional e sabedoria que não são diferentes daquela que vemos em Chenrezig e nestes grandes mestres. Podemos ter alguma dificuldade em acreditar que não somos diferentes de Chenrezig, mas ao aprendermos sobre a natureza da compaixão, ao apreendermos um pouco mais sobre Chenrezig, ao repetirmos o Mantra OM MANI PADME HUNG e ao imaginarmos que gostaríamos de ser Chenrezig, pretendendo que somos de facto exactamente iguais a Chenrezig, na realidade tornamo-nos conscientes de um aumento de compaixão nas nossas vidas, até que eventualmente despertamos completamente em nós a sabedoria e compaixão dos Budas.

É dito que todos os ensinamentos do Buda estão contidos neste mantra, e através da prática correcta e da sua recitação constante, nós, bem como todos os seres, recebemos inconcebíveis benefícios.

Prática meditativa de "Orgyen Menla - O Guru da Medicina de Uddyana"

 

Nestas sessões de meditação de Orgyen Menla, os participantes são guiados ao longo da prática e da recitação do mantra, a qual nos permite alcançar os dois tipos de realização, as comuns e as supremas, e ganhar a capacidade de activar as actividades curativas do Buda para beneficio todos os seres sencientes.

 

Orgyen Menla - O Guru da Medicina de Uddyana, é o Guru Padmasambhava (Guru Rinpoche) que aparece sob o aspecto do Buda da Medicina, ou Bhaishajyaguru; Deste modo, a prática de Orgyen Menla, combina as bênçãos do Guru Rinpoche e as do Buda da Medicina para realizar a cura do corpo, da mente e das emoções. A prática de Orgyen Menla é particularmente eficaz para pacificar epidemias, bem como outras doenças, as forças destrutivas do desequilíbrio dos quatro elementos, o sofrimento e as influências negativas. É também benéfica para aumentar a longevidade e a sabedoria.

 

É nos ensinado pela Medicina Budista que todos os obstáculos e todas as doenças internas, externas e supra subtis são resultado do nosso próprio estado de confusão existencial. A prática, meditação e recitação do mantra de Orgyen Menla não se limita à cura de doenças e sofrimento num nível relativo, mas também e sobretudo guia-nos à realização da sabedoria suprema; a perfeita iluminação completamente além dos sofrimentos da existência condicionada.

 

Dedicaremos a energia positiva que esta prática cria para o beneficio de todos os seres em geral, mas em particular para os doentes, os moribundos e para todos aqueles que precisam. Esta prática é especialmente importante para médicos e terapeutas que desejam aumentar tanto as suas capacidades de diagnóstico e tratamento, a fim de beneficiar os outros, assim como a pacientes que desejam acelerar profundamente o seu próprio processo de auto-cura.

 

Prática meditativa de "Arya Tara" e "Tukdrub Barchey Kunsel"

 

A Buda Tara corporifica o principio feminino da Iluminação, a actividade da Sabedoria da qual todos os Budas e Bodhisattvas nascem, sendo por isso conhecida como a "Mãe de todos os Budas". O Puja inclui oferendas e pedidos à Mãe Tara para que nos auxilie a suplantar todos os obstáculos ao nosso desenvolvimento espiritual, a erradicar os nossos medos e para que alcancemos sucesso na nossa prática do Dharma.

 

O Puja de Tara é tradicionalmente realizado sem se ter ingerido carne, álcool, com o corpo banhado e roupas limpas.

A prática de Arya Tara é precedida pela prática de Barchey Kunsel. O Tukdrub Barchey Kunsel é uma das mais poderosas e magnificas práticas espirituais do Budismo Tibetano da qual o maravilhoso Mestre Dilgo Khyentse Rinpoché disse: "O Barchey Kunsel é a essência do coração do Mestre Realizado Padmasambhava, o qual percebe os três tempos na integra. É a quinta essência de um bilião de sadhanas do coração do Guru, o maior Tesouro Espiritual enterrado na terra do Tibete."

 

Esta Prática do `Coração do Guru que Elimina Todos os Obstáculos´ contem na plenitude todos os profundos pontos chave da visão, meditação e conduta dos Três Tantras Yogas Internos.

Prática meditativa de "Buda Shakyamuni"

 

O Puja de Buda Shakyamuni é uma fonte de poderosas bênçãos e estabelece uma fortíssima conexão espiritual com O Rei dos Sábios, o Precioso e Bondoso Buda. Este Puja envolve a prática de oferendas, louvores, mantra e preces ao Supremo Mestre; recordando as suas vidas anteriores e a sua biografia.

 

Nesta prática meditativa seguimos a sadhana «Tubchok Djinlab Terdzo - O Tesouro de Bençãos» de Mipham Rinpoche.

Prática meditativa do "Ngondro do Dzogchen Longchen Nyingthig"

 

As Práticas do Ngöndro são as práticas preliminares do Budismo Vajrayana e do Dzogchen. O Ngöndro é uma série de práticas profundas de purificação e de acumulação de mérito e sabedoria, que foram habilmente desenhadas para efectuar uma abrangente transformação interna de todo o nosso ser.

 

O Ngöndro é verdadeiramente a essência de todos os diversos Ensinamentos do Buda, desde o basilar Hinayana até ao sublime Dzogchen. Esta técnica foi condensada pelo Grande Mestre Tântrico, O Guru Padmasambhava, que a organizou de modo a que qualquer dos discípulos possam aplicar e praticar todo e cada Ensinamento do Buda e descobrir a sabedoria interior que revela a nossa verdadeira condição, a iluminação.

 

Grandes Yogis e Mahasiddhas do Tibete disseram que apesar do Ngöndro ser apelidado de “preliminar”, não existe prática mais profunda; e muitos foram os Grandes Mestres do passado que realizaram a condição iluminada através deste profundo e secreto caminho. Assim, este Ngöndro é um dos Ensinamentos que nos está disponível, cheio de bênçãos e de poder iluminado; logo é uma prática que deveríamos receber com alegria, respeito e profunda apreciação.

Prática meditativa do "Riwo Sangchö"

 

O Riwo Sangchö é um ritual que utiliza o fumo de substâncias aromáticas, potenciadas com Mantras, para criar uma imensidão de oferendas espirituais dirigidas aos Seres Iluminados, deidades locais, guardiões da terra e a todos os seres em samsara. A energia positiva resultante afasta obstáculos, aumenta a prosperidade, incrementa a saúde e harmoniza o ambiente. Como consequência é acumulado imenso karma positivo e os débitos kármicos do passado são purificados.

bottom of page