top of page

Práticas Regulares

Práticas Regulares

Práticas Regulares no Centro de Retiros Thubten Phuntsog Gephel Ling e Online

“Riwo Sangchö” e “Arya Tara”

Segundas às Sextas às 08:30

Domingos às 10:00

"Buda Shakyamuni"

Quartas às 19:00

"Ngondro Longchen Nyingtik"

Segundas às 06:30

Meditação para todos

Sábados às 10:00

Programa Nalanda

Sábados às 08:00

Pujas e Prática de Sadhana

 

Pujas e Sadhanas são meditações cantadas, com visualizações, preces e mantras que corporificam a essência do Caminho Budista Vajrayana. Os Pujas são um poderosos método para purificarmos o nosso karma negativo e emoções perturbadoras, bem como para acumular mérito, ou fortuna espiritual, conduzindo-nos assim à realização.

 

Evocando as bênçãos e a presença dos Seres Iluminados dedicamos estas orações e a energia gerada pelos mantras e pela meditação à causa da paz mundial, à harmonia, felicidade e iluminação de todos os seres. Com essa atitude compassiva, a participação nos Pujas e Sadhanas é altamente benéfica.

 

Quem pode participar? Todos os que tenham boa vontade! Apesar dos Pujas e Sadhanas serem práticas do Vajrayana e requererem o recebimento do devido Empossamento, Transmissão e Instruções, estes Pujas anunciados estão abertos ao publico em geral. Por favor, chegue com 15 minutos de antecedência.

 

Dedicatórias Especiais: É possível a qualquer pessoa fazer a oferta do patrocínio de um Puja dedicado a familiares ou amigos doentes, a alguém que tenha falecido ou para o apoio em necessidades especificas. Para mais informações contacte-nos via info@guhyamantrika.org

 

Introdução à Meditação

Nestas aulas de introdução à meditação tradicional (zhiné/shamata) seguiremos diversas técnicas das tradições Nyingma e Kagyü. Indicadas para principiantes que queiram ter um primeiro contacto com a meditação ou aprofundar técnicas que já conheçam, não sendo necessário qualquer conhecimento prévio, empossamento, ou transmissão.

 

Meditação é a arte de desabrochar a sabedoria latente e natural da consciência. Sendo esta usada como uma ferramenta prática para desfazer padrões emocionais destrutivos, para desenvolver qualidades positivas, como a sabedoria e compaixão, e para aceder à natureza fundamental da mente de pura consciência. A prática da meditação nutre e cultiva a Natureza de Buda, a semente pura de perfeição existente no coração de cada ser senciente. Esta tem o poder de transformar as acções egoístas e conflituosas em generosidade altruísta e compaixão. Colocadas em prática de forma diligente, as instruções de meditação, de uma Linhagem genuína podem levar ao pleno despertar.

 

Prática meditativa de "Arya Tara" e "Tukdrub Barchey Kunsel"

 

A Buda Tara corporifica o principio feminino da Iluminação, a actividade da Sabedoria da qual todos os Budas e Bodhisattvas nascem, sendo por isso conhecida como a "Mãe de todos os Budas". O Puja inclui oferendas e pedidos à Mãe Tara para que nos auxilie a suplantar todos os obstáculos ao nosso desenvolvimento espiritual, a erradicar os nossos medos e para que alcancemos sucesso na nossa prática do Dharma.

 

O Puja de Tara é tradicionalmente realizado sem se ter ingerido carne, álcool, com o corpo banhado e roupas limpas.

A prática de Arya Tara é precedida pela prática de Barchey Kunsel. O Tukdrub Barchey Kunsel é uma das mais poderosas e magnificas práticas espirituais do Budismo Tibetano da qual o maravilhoso Mestre Dilgo Khyentse Rinpoché disse: "O Barchey Kunsel é a essência do coração do Mestre Realizado Padmasambhava, o qual percebe os três tempos na integra. É a quinta essência de um bilião de sadhanas do coração do Guru, o maior Tesouro Espiritual enterrado na terra do Tibete."

 

Esta Prática do `Coração do Guru que Elimina Todos os Obstáculos´ contem na plenitude todos os profundos pontos chave da visão, meditação e conduta dos Três Tantras Yogas Internos.

Prática meditativa de "Buda Shakyamuni"

 

O Puja de Buda Shakyamuni é uma fonte de poderosas bênçãos e estabelece uma fortíssima conexão espiritual com O Rei dos Sábios, o Precioso e Bondoso Buda. Este Puja envolve a prática de oferendas, louvores, mantra e preces ao Supremo Mestre; recordando as suas vidas anteriores e a sua biografia.

 

Nesta prática meditativa seguimos a sadhana «Tubchok Djinlab Terdzo - O Tesouro de Bençãos» de Mipham Rinpoche.

Prática meditativa do "Ngondro do Dzogchen Longchen Nyingthig"

 

As Práticas do Ngöndro são as práticas preliminares do Budismo Vajrayana e do Dzogchen. O Ngöndro é uma série de práticas profundas de purificação e de acumulação de mérito e sabedoria, que foram habilmente desenhadas para efectuar uma abrangente transformação interna de todo o nosso ser.

 

O Ngöndro é verdadeiramente a essência de todos os diversos Ensinamentos do Buda, desde o basilar Hinayana até ao sublime Dzogchen. Esta técnica foi condensada pelo Grande Mestre Tântrico, O Guru Padmasambhava, que a organizou de modo a que qualquer dos discípulos possam aplicar e praticar todo e cada Ensinamento do Buda e descobrir a sabedoria interior que revela a nossa verdadeira condição, a iluminação.

 

Grandes Yogis e Mahasiddhas do Tibete disseram que apesar do Ngöndro ser apelidado de “preliminar”, não existe prática mais profunda; e muitos foram os Grandes Mestres do passado que realizaram a condição iluminada através deste profundo e secreto caminho. Assim, este Ngöndro é um dos Ensinamentos que nos está disponível, cheio de bênçãos e de poder iluminado; logo é uma prática que deveríamos receber com alegria, respeito e profunda apreciação.

Prática meditativa do "Riwo Sangchö"

 

O Riwo Sangchö é um ritual que utiliza o fumo de substâncias aromáticas, potenciadas com Mantras, para criar uma imensidão de oferendas espirituais dirigidas aos Seres Iluminados, deidades locais, guardiões da terra e a todos os seres em samsara. A energia positiva resultante afasta obstáculos, aumenta a prosperidade, incrementa a saúde e harmoniza o ambiente. Como consequência é acumulado imenso karma positivo e os débitos kármicos do passado são purificados.

bottom of page