top of page

Kyabje Khochhen Rinpoche

Kyabje Khochhen Rinpoche

O Lama  que presidiu aos Empossamentos do Dojo Bumzang na Inauguração do Centro de Retiros Gephel Ling

 

Sua Eminência Khotrul Jurme Dogyud Gyatso Rinpoche, conhecido como Sua Eminência Khochhen Rinpoche, nasceu em 1937 em Gonjo Dodrup no Tibete Oriental. Foi reconhecido como a reencarnação de Namdröl Sangpo Rinpoche do Mosteiro Khochhen ainda em tenra idade por Sua Eminência o 8º Mindrolling Khenchen. Tersay Chime Rinpoche, que era o irmão mais velho de Dzongsar Khyentse Chökyi Lodrö, entronizou formalmente o Rinpoche no Mosteiro Khochhen.

 

O Rinpoche realizou os seus estudos em Mindrolling no Tibete, onde estudou e dominou os Ensinamentos Budista de filosofia, psicologia, tantras, astrologia, poesia, literatura, caligrafia e rituais.               

 

Ele receberia os Ensinamentos profundos e as instruções de mestres eminentes como Dzongsar Khyentse Chökyi Lodrö, Minling Chung Rinpoche e Minling Khen Rinpoche. O Rinpoche estava, então, em Mindrolling no Tibete já há mais de dez anos quando se deu a invasão comunista em 1959.

 

Após a invasão, o Rinpoche, com apenas 22 anos de idade, fugiu para o exílio na Índia como um dos que integrava a comitiva de Sua Santidade Mindrolling Trichen, composta apenas por sete membros. Em 1965, com um pequeno grupo de monges, Khochhen Rinpoche obteve um pedaço de terra deserta perto de Dehra Dun, pensando ser este um local propício para a sede monástica do Mosteiro de Mindrolling no exílio. Este pequeno grupo de monges começou a transformar esta terra árida através da construção de habitações para os monges e de uma sala principal como santuário. Finalmente, em 1976, este convidou Sua Santidade para assumir a liderança do Mosteiro.

 

Desde a criação de Mindrolling na Índia, Sua Eminência Khochhen Rinpoche tem trabalhado incansavelmente na construção e manutenção do mosteiro. Os seus esforços e perseverança têm desempenhado um papel importante em todas as fases do seu desenvolvimento ao longo dos anos.

 

Em 1991, o Rinpoché estabeleceu ainda a Universidade Ngagyur Nyingma, ou Instituto de Estudos Budistas Avançados, cujo programa tem a duração de nove anos e que inclui no seu currículo o estudo dos Sutras e dos Tantras para aproximadamente cem monges. Com a intenção de difundir o Buddhadharma e para o benefício de todos os seres sencientes, ao longo dos anos foram muitos os Tulkus e monges que se formaram e receberam o título de Khenpo na Universidade Ngagyur Nyingma.

 

Perto do Mosteiro de Mindrolling, o Rinpoche comissionou a construção de um Stupa com 190 metros de altura, o «Stupa da Descida do Buda do Reino dos Deuses», inaugurado em 2002, e dedicado à paz mundial. Este Stupa é excelente em todos os aspectos: no seu interior, exterior e no seu entorno ambiental.

 

No leste da Índia, em Kalimpong, o Rinpoche, construiu um novo mosteiro da Linhagem de Mindrolling e, para beneficiar as pessoas pobres da região, foi estabelecida uma escola para mais de cem crianças, inaugurada a 1 de Março de 2007, tal como uma clínica e muito outras obras de beneficência.

 

Khochhen Rinpoche está continuamente empenhado em actividades semelhantes para o benefício dos outros e especialmente em benefício das pessoas pobres e desamparadas. O Rinpoche auxilia ainda com doações em dinheiro para as propinas escolares, para que pais com poucos recursos possam enviar os seus filhos à escola. Da mesma forma que uma mãe cuida do seu filho único, o Rinpoche cuida de todos os seres sencientes.

 

Na capital da Índia, Nova Deli, o Rinpoche construiu um novo mosteiro, ramo de Mindrolling, inaugurado em 2005, no qual vinte monges realizam pujas para o benefício de todos os seres sencientes, todas as manhãs e à noite.

 

Além de ser o Director do Mosteiro de Mindrolling, o Rinpoche serviu como presidente da comunidade tibetana de Clement Town desde o ano de 1987.

 

Mantenha-se a par da actividade iluminada de Sua Eminência atrávez do site do Mosteiro de Mindrolling: http://mindrolling.org

bottom of page