top of page

Lama Khandro Kunzang

 

Khandro Kunzang tem sido uma aluna e praticante dedicada ao Dharma durante a maior parte da sua vida. No início da década de 1990, largou uma carreira promissora, família, casa e amigos, para prosseguir a sua prática do Dharma e tornou-se monja noviça na Linhagem Drikung Kagyu, estudando sob a direcção de Khenchen Konchog Gyaltsen e de Sua Eminência Garchen Rinpoche.

Em 1998, conhece Acharya Dawa Chhodak Rinpoche num seminário de cura através do Dharma. Impressionada com os seus ensinamentos, conhecimento e grande generosidade, convida-o a vir ensinar no Towson Dharma Center em Maryland e recebe diversos ensinamentos e empossamentos do Rinpoche. Em 1999, acompanha o Lama Dawa Rinpoche na sua digressão de ensinamentos pelos EUA na qualidade de sua assistente, continuando a receber ensinamentos do Rinpoche e concluindo o Ngöndro curto da tradição Dudjom.

Seguindo os conselhos de Garchen Rinpoche e do Lama Dawa Rinpoche, deixa os EUA e viaja para o Nepal no Outono de 1999 a fim de conhecer o grande mestre Nyingmapa de Tsa-Lung e Dzogchen, Kunzang Dorje Rinpoche. Percebendo-o como manifestação do Guru Rinpoche, oferece-lhe o seu corpo, fala e mente sem hesitação e torna-se sua discípula. O Rinpoche confere-lhe preceitos tântricos e dá-lhe o nome Kunzang Dechen Chodron. Seguindo as instruções do seu Guru, torna-se consorte e companheira de Acharya Dawa Chhodak Rinpoche e o principal apoio do Rinpoche nos seus ensinamentos e actividades na América do Norte.

Entre 1999 e 2009, Khandro Kunzang recebe de Kunzang Dorje Rinpoche o ciclo completo de ensinamentos e empossamentos da Linhagem Rigdzin Sogdrub, e conclui diversos retiros sob a supervisão directa do Rinpoche. Em 2007, o Rinpoche confere-lhe o sagrado Tummo Mewang (empossamento de fogo) após a conclusão da formação de Tsa-Lung e Tummo Rekyang, concedendo-lhe plena autoridade para manter a Linhagem Rigdzin Sogdrub e para ensiná-la a outros. No ano seguinte, Kunzang Dorje Rinpoche conduz uma cerimónia privada de entronização, reconhecendo-a como a emanação da Dakini Mingyur Paldron.

Adicionalmente, Khandro Kunzang completou também os retiros das etapas de geração e de completação das Três Raízes do Dudjom Tersar (Yeshe Tsogyal, Guru Tsokye Dorje e Vajrakilaya), sob a supervisão de Kunzang Dorje Rinpoche e Acharya Dawa Chhodak Rinpoche. Concluiu ainda os níveis externos, internos e secretos do Tsa Lung do Khandro T’hug-t’hig, sob as instruções do Lama Pema Dorje Rinpoche.

Em 2011, Acharya Dawa Chhodak Rinpoche concedeu o Tri-Don - cerimónia de entronização - conferindo-lhe a autoridade para guiar e ensinar os outros e dando-lhe o título de Khandro.

Actualmente, Khandro Kunzang divide o seu tempo entre retiros de Inverno no Nepal, retiros de Verão em Nova Iorque e digressões de ensinamentos pelos Estados Unidos, México e Europa. É directora executiva do Saraswati Bhawan e conduz retiros no seu centro de retiros Phurba Thinley Ling. Supervisiona traduções e publicações de textos de prática em Inglês e Espanhol e é responsável pelo Phurba Peace Mandala Project International. Khandro Kunzang oferece ainda ensinamentos, orientação e apoio a estudantes por todo o mundo.

bottom of page