top of page

Lopön Ogyan Tanzin Rinpoche 

 

Venerável Lopon P. Ogyan Tanzin Rinpoche é um mestre Nyingma do Vajrayana, director espiritual de Ogyan Chokhor Ling (Sangha constituído pelos seus alunos Europeus) e director da escola Lhundrup Topgye Ling Ngakpa Dratsang (em Arunachal Pradesh, Índia). É um professor inspirador com extraordinários dons de comunicação e uma rara subtileza de expressão em inglês que permite que pequenos detalhes de significado sejam ensinados com grande simplicidade. De facto, ele tem um dom especial para idiomas: sendo fluente em tibetano, sânscrito, tshang-lha, hindi, bengali, nepalês e inglês. O Rinpoche é também um poeta talentoso, com uma capacidade surpreendente de brincar com as palavras e as suas nuances; actualmente, existe uma colecção dos seus poemas traduzida para o inglês. Este está actualmente a trabalhar na criação de um dicionário Tshangs-lha-tibetano, com o objectivo de registar e preservar o rico vocabulário da língua Tshangs-lha, que está em perigo de extinção. Rinpoche é um ngakpa e está ansioso por ver esta ordenação tântrica florescer no Ocidente, que tem mais de mil anos nos Himalaias e no Tibete. Serviu também de inspiração por trás da Khye'u-chung Lotsapa Translations, que produz traduções e edições em inglês (e outras línguas europeias) de textos tibetanos pertencentes à tradição Dudjom Tersar. É o fundador e presidente da Fundação Lundund Topgye Ling, que fornece a única educação disponível para um grupo de aldeias na região remota de Arunachal Pradesh, no nordeste da Índia. É um tradicional 'dratsang', comprometido na preservação dos tesouros espirituais, académicos, e culturais do povo tibetano para as próximas gerações. 

 

O Rinpoche, originalmente de Pemako, nasceu numa família de ngakpas com uma linhagem ininterrupta de dons espirituais herdados e descendentes do Terton Pema Lingpa. Mora em Varanasi e frequentemente visita o seu centro em Arunachal Pradesh. Rinpoche estudou com muitos dos grandes lamas da sua geração. O seu Lama Raiz era Sua Santidade Dudjom Rinpoche e o seu mestre de retiro foi Changchak Rinpoche. Detentor das linhagens Nyingma de Pema Lingpa, Jang Ter, Mindrolling, Dudjom Tersar e Longchen Nyingthig, recebeu iniciações de Minling Trichen Rinpoche, Dilgo Khyentse Rinpoche, Dodrupchen Rinpoche, Padma Norbu Rinpoche, Khordong Tulku Chhimed Rigdzin Rinpoche e Taklung Tsetrul Rinpoche. Até às suas mortes, em 2011 e 2016, o Rinpoche considerava Dungse Thinley Norbu Rinpoche e Chatral Rinpoche os seus maiores exemplos vivos.

 

Para além de ser um Lama, Rinpoche é também um académico altamente respeitado, com uma carreira de docente com três décadas no ensino superior. As qualificações académicas de Venerável Lopon P. Ogyan Rinpoche incluem: Sastri Pariksa (B.A.) 1975, Sampurnananda Sanskrit University, Varanasi; Diploma Sênior (M.A.) Primeira cadeira, em Língua e Literatura Tibetano, 1977 Universidade Visva-bharati Santiniketan, Bengala Ocidental; Acharya na Filosofia Tibetana Nyingma (Lopon - Special M.A.) 1979 Sociedade Internacional de Preservação Cultural Budista Indo-Tibetana, Kalimpong. Além de orientar e apoiar seus discípulos pessoais e sangha, Rinpoche ocupou vários cargos de ensino no ensino superior: professor de língua e literatura tibetana, Instituto Central de Estudos Tibetanos Superiores, Sarnath, 1979-1994; Professor convidado na Kelaniya University, Colombo, Sri Lanka, 1998; Consultor Académico, Universidade de Cardiff, Reino Unido, 2006-2009; Consultor Académico, Universidade de Oxford (actualmente). Rinpoche é um membro fundador do Comité do Bem-Estar do Estudante Nyingma, Instituto Central de Estudos Tibetanos Superiores, Sarnath, Varanasi, onde tomou o cargo de presidente várias vezes entre 1979-1994.

bottom of page