Julho de 2017: Fim-de-Semana Especial no CET Pendê Ling e Sintra
Chöd Adventures e Ritual de Limpeza de Don Yod Shagpa: Prática pelos Mortos
Julho de 2017: Fim-de-Semana Especial no CET Pendê Ling e Sintra
Chöd Adventures e Ritual de Limpeza de Don Yod Shagpa: Prática pelos Mortos
Doações
A nossa mente é o nosso bem mais precioso, é ela que determina a qualidade das nossas vidas. É em dependência da uma mente em equilÃbrio ou em desequilÃbrio que experimentamos respectivamente felicidade ou sofrimento. Deste modo, sendo a mente algo muito poderoso, o Mindfulness e os seus professores - pessoas a quem confiamos o "treino" da nossa mente - não devem ser escolhidos levianamente. Da mesma forma, a prática de Mindfulness que fazemos, ao "mudar" as nossas mentes acarreta também mudanças nas nossas vidas.
Desmistificando o Mindfulness
De onde surgiu?
• Originado na filosofia e prática tradicional Budista há mais de 2600 anos
• Estes ensinamentos foram passados de mestre para discÃpulo até aos dias de hoje
Todos podem praticar?
• Qualquer um pode praticar
• Envolve o treino da mente, e não a crença num dogma religioso
Quem não pode ensinar?
• Pessoas que tiram workshops de algumas semanas, sem qualquer experiência sólida em meditação
• Praticantes que decidem ensinar, sem autorização prévia por parte do seu professor
Quem pode ensinar?
• Praticantes experientes, após anos de prática e experiência efectiva dos resultados da meditação
• Praticantes com autorização do seu professor para ensinar, de forma de atestar a qualidade e autenticidade dos ensinamentos
Quem é o Lama Gyurme?
-
Conta com mais de trinta anos de estudo e prática sob a direção de vários mestres das várias Tradições espirituais do Tibete.
-
A sua apresentação caracteriza-se por uma linguagem directa, simples, clara e humorada, que procura sobretudo o entendimento dos Ensinamentos, de um modo prático, não dogmático e não sectário.
-
Entre os seus mestres destacam-se o Lama Urgyen Chökyi Dorje,Tulku Chökyi Nyingma Rinpoché, Kyabje Chokling Rinpoché, Kyabje Pema Kalsang Rinpoché, Kyabje Khoochen Rinpoché e Lingla Tulku Rinpoché.
Lama Gyurme
PROFESSOR PRINCIPAL
​
COMUNIDADE GUHYA MANTRIKA
A Comunidade Guhya Mantrika é uma comunidade de praticantes de meditação de acordo com o Budismo Tibetano estabelecida em Portugal há mais de 10 anos.
-
Tem como objectivo principal a promoção do estudo e a prática da meditação, respeitando a tradição e as origens dos ensinamentos.
-
A comunidade Guhya Mantrika promove a prática de vários estilos de meditação, não existindo qualquer obstáculo em relação à religião ou ideologia do praticante.
Centro de Retiros Thubten Phuntsog Gephel Ling em Alcácer do Sal
Um local único no nosso paÃs que visa dar a todos os interessados os Ensinamentos e retiros na tradição espiritual do Budismo Tibetano. Venha meditar e obter uma experiência mais profunda através da prática meditativa em retiro individual ou em grupo, num ambiente tranquilo e rodeado de natureza.
Centro de Estudos Tibetanos Pendê Ling em São João do Estoril
Um espaço simples e relaxante em São João do Estoril que visa preservar e disseminar esta sabedoria milenar e aplicá-la ao mundo actual. Esta organização sem fins lucrativos é um local de estudo e prática dos vastos e profundos Ensinamentos Budistas, um espaço no qual podemos fortalecer a nossa sabedoria e compaixão e aplicá-las a esta sociedade moderna e stressante.
Grupos de Estudo e Prática em Catmandu, Edimburgo, Bruxelas, São Miguel e Caldas da Rainha
A Comunidade Guhya Mantrika tem igualmente vários Grupos de Estudo e Prática noutras zonas do paÃs e a nÃvel internacional.
ONDE ESTAMOS
O MEDO DA MUDANÇA
O medo da mudança é uma parte bem documentada da condição humana. Mesmo pessoas que, à primeira vista, parecem estar à procura de mudança pessoal podem ainda assim estar receosas, hesitantes, ou serem resistentes. Há uma boa explicação para isso: mesmo quando somos infelizes, sabemos quem somos. A perspectiva de mudança traz consigo incerteza - o que acontecerá? Em quem me tornarei? Para muita gente, o desconhecido é perturbador, muito mais perturbador do que uma sensação familiar de infelicidade. Pode parecer contraditório, mas é possÃvel que um desconforto duradouro e prolongado seja confortável. Mesmo quando se sofre, e se reconhece racionalmente que precisamos de mudar para o nosso próprio bem-estar, pode haver ainda assim medo ou ambivalência quanto a pôr essa mudança em prática.
O sentido do Mindfulness é prover os meios necessários para remover os nossos obscurecimentos mentais. A meditação permite-nos experimentar a mente, tal como ela é, na sua natureza original. O que agora acontece na nossa mente é o surgimento ininterrupto de pensamentos, que nos impedem de experimentar a sua verdadeira natureza.
O QUE FAZEMOS
© 2016 por Guhya Mantrika Mindfulness.