top of page

11º Mindrolling Trichen 

Sua Santidade o 11º Mindrolling Trichen

 

O nascimento de Sua Santidade: O 11º titular do trono de Mindrolling, Trichen Jurme Kunzang Wangyal nasceu do 10º Mindrolling Trichen Jurme Dondrub Wangyal e Yum Dawa Drolma (sua mãe), no décimo oitavo dia do primeiro mês lunar do ano da Ovelha de Ferro.

 

Sua Santidade recebeu extensos Ensinamentos e Empossamentos de muitos Mestres tibetanos excecionais. Dzongsar Khyentse Chökyi Lodrö, Sechen Kongtrul o Grande, Minling Chung Rinpoche, Minling Khen Rinpoche, Sechen Rabjam Rinpoche, Dordzin Namdrol Gyatso, Dordzin Dechen Choedzin e Gelong Kunzangla são alguns dos reputados Mestres com quem estudou. O Guru Raíz de Sua Santidade era Dzongsar Khyentse Chökyi Lodrö de quem recebeu as preciosas Instruções sobre o Guhyagarbhatantra e seus vários comentários. Dzongsar Khyentse Rinpoche proclamou Sua Santidade como tendo ultrapassado em muito a compreensão e a prática desses preciosos Ensinamentos e instruiu-o a no futuro ensiná-los onze vezes para estudantes dignos e afortunados.

 

Depois de estudar muitos anos com grandes Mestres budistas tibetanos, o Rinpoche passou mais de 14 anos em retiros, completando muitas práticas. Entre sinais maravilhosos compôs muitos Ensinamentos e descobriu o terma de Jigten Wangchuk Pema Garwang, o Grande Compassivo.

 

O parinirvana do 10º Mindrolling Trichen ocorreu quando Rinpoche tinha apenas sete anos de idade. Durante os anos que se seguiram, o Rinpoche continuou os seus estudos e começou a cumprir as suas responsabilidades como próximo titular do trono. A invasão chinesa do Tibete em 1959 e as circunstâncias consequentes obstruíram a sua entronização oficial. A pedido do seu Sangha e familiares, Sua Santidade Mindrolling Trichen escapou do Tibete com 29 anos. O Rinpoche passou algum tempo no Butão e de seguida, viajou para a Índia. Conhece e vive com o grande Mestre Sua Santidade Dudjom Rinpoche, que havia sido um amigo para o 10º Mindrolling Trichen.

 

Em 1962, Sua Santidade Dudjom Rinpoche e Sua Santidade Dilgo Khyentse Rinpoche realizaram a cerimónia de entronização formal de Sua Santidade como o XI Mindrolling Trichen na presença de muitos professores e reputados dignatários no Mosteiro Zangdok Palri em Kalimpong. Em Kalimpong, enquanto trabalhava em estreita colaboração com S.S. Dudjom Rinpoche, S.S. o 16º Karmapa, S.S. Dilgo Khyentse Rinpoche entre outros, o Rinpoche participou ativamente no estabelecimento do Dharma na Índia. Organizou muitas grandes assembleias, Iniciações e Ensinamentos. 

 

Em 1976, Rinpoche mudou-se para Dehra Dun, Índia e em exílio tomou o seu lugar como chefe do Mosteiro de Mindrolling onde continuou a beneficiar os seres sencientes girando a roda do Dharma. A sua presença no mundo tem inspirado outras pessoas a manter o caminho puro altruísta e compassivo. Os seus esforços concentram-se maioritariamente em propagar a visão e os conselhos do grande Rei do Dharma Chögyal Terdag Lingpa: garantir a pureza dos Ensinamentos e manter os samayas. Reconhecido dentro da comunidade tibetana como uma emanação de Padmasambhava, Sua Santidade o XI Mindrolling Trichen tem sido reverenciado e respeitado em todo o mundo budista como um grande Mahasiddha e um dos grandes Mestres consumados deste século. Trichen Dorje Chang, como ele é conhecido por muitos, viveu com a sua família e Sangha de Mindrolling em Dehra Dun até ao seu parinirvana. 

 

Às 19:00 da noite do terceiro dia do primeiro mês dos Milagres, no ano do Rato da Terra (09 de fevereiro de 2008), sem o menor desconforto, com uma cara ainda mais radiante do que antes, e com um semblante sorridente, Sua Santidade o 11º Mindrolling Trichen Rinpoche contemplou amorosamente para todos aqueles que o rodeavam. Então, parecendo descansar, Kyabje Mindrolling Trichen Jurme Kunzang Wangyal manifestou a atividade final de transferir a sua intenção iluminada para outro reino, a fim de virar as mentes daqueles a serem treinados para o Dharma

bottom of page