Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

CET Pendê Ling

Rua Fernando Assis Pacheco, 120

2765-316 São João do Estoril - Lisboa

Email: info@guhyamantrika.org

Call: 26 510 21 62 / 91 213 93 53

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Doações

Ao doar contribui para a preservação do centro de retiros e mosteiro, da comunidade monástica e ngakpa e para o desenvolvimento dos nossos projectos. Poderá doar através do paypal, transferência bancária ou contactar-nos para doações de outras formas.

Orgyen Kusum Lingpa

Sua Santidade Orgyen Kusum Lingpa

 

Sua Santidade Orgyen Kusum Lingpa nasceu no ano de 1993 em A-chak Dra-yu na montanha A-mNyi Machen Nyèn-dop, Tibete Este. O seu pai era um ngakpa e um reconhecido siddha, ‘a-Shi Lhundrüp Gyamtso Rinpoche, e sua mãe uma ngakpa realizada, Pema Lham-so Rinpoche. O seu nascimento foi profetizado pelos seguintes mestres: 1º Dodrüpchen Rinpoche, Tértön Nyima Dragpa, Ngak’chang Min’gyür Namkha’i Dorje Rinpoche, o 5º Dzogchen Rinpoche, e Jig'mèd Thrinlé ’ö-Zér Rinpoche. Kusum Lingpa foi reconhecido como a reincarnação de diversos monges Budistas, tais como: o Mahasiddha Drilbupa e Lha-lung Pelgyi Dorje. Tinha apenas três anos, quando o seu pai morreu.

 

Recebeu a sua iniciação espiritual por Sua Santidade o Dalai Lama. Iniciou os seus estudos com alguns dos mais conceituados mestres da época entre os quais, o 4º Dodrüpchen Rinpoche, Thubten Thrinlé Palzangpo Rinpoche, Rig’dzin Ja-lu Dorje Rinpoche, Gyatrül Wangpo Rinpoche, Khenchen Lobsang Namtak Rinpoche (transmitiu-lhe a linhagem do Dzogchen Nying-thig e viveu com ele muitos anos), Palyül Chögtrül Rinpoche (de quem recebeu as linhagens de Nam-chö e Ratna Lingpa). Aos 13 anos, Sua Santidade começou a ter visões de Padmasambhava e Yeshé Tsogyal. Quando tinha 16 anos, a sua mãe morreu. Nessa altura, fez viagens a Lhasa e Sam-ye. 

 

Durante essas viagens, Kusum Lingpa revelou ter visões das suas vidas passadas e vidas futuras, profetizando que em 100 vidas ele irá revelar mil termas (práticas escondidas). Sua Santidade ficou conhecida como um grande terton (revelador de tesouros), aos 32 anos, revelou um Terma de Ögyen Dzambhala. Por conseguinte, recebeu o título de Kusum Lingpa, que significa “O revelador dos Três Kayas”, tendo revelado as três classes de Terma: aqueles recebidos `directamente da mente´; ‘crazed Tér’ (manifesta-se como um yogi ou yogini com um comportamento não convencional); ‘secret Tér’ (apenas pode ser revelado por aquele que é detentor de todas as classes de Tér).

 

Em Maio de 1995, Kusum Lingpa estabeleceu e deu Ensinamentos no Centro Vajrakilaya Dzogchen em São Francisco.