top of page

Pema Nyingthig

Pema Nyingthig, ou a Essência do Coração de Padmasambhava

 

Esta Nobre Linhagem de Ensinamentos recebida directamente da mente do Guru Rinpoché [Padmasambhava], tem historicamente sido recebida por maravilhosos Mestres e Tertöns; na nossa época e Linhagem o Pema Nyingthig é a Linhagem de Tesouros do Mahasiddha e Tertön Sua Santidade Orgyen Kusum Lingpa, também conhecido como Lama Sang entre os seus discípulos.

 

Orgyen Kusum Lingpa, foi um Tertön e detentor da Linhagem Nyingma do Budismo Vajrayana. O seu auspicioso nome significa "Porta do Santuário dos Três Kayas de Oddiyana [Padmasambhava]". Entre as suas encarnações anteriores incluem-se o Mahasiddha Indiano Drilbupa (Ganthapa), e Lhalung Palgyi Dorje, o discípulo do coração do Guru Rinpoché [Padmasambhava] no Tibete. Orgyen Kusum Lingpa também afirmou muitas vezes recordar-se da sua vida anterior como o mestre de sabedoria louca Drugpa Kunleg, e gostava de narrar as façanhas deste último em toda e qualquer ocasião.             

 

Somos, no velho continente Europeu, o único Centro Budista que porta, preserva e difunde esta excelsa Linhagem, deste sublime Lama. O nosso professor residente, Lama Gyurme, ensina e dirige regularmente no nosso centro práticas desta preciosa Linhagem; nomeadamente:

       - Avalokiteshvara, o Grandioso Compassivo (Tugje Chenpo) sob a forma de Don Yod Shakpa (Amoghapasa)            

       - Guru Orgyen Menla, o Guru Rinpoché inseparável do Buda da Medicina

       - Outras práticas de Guru Yoga, Phowa e Ngöndro...

 

A Comunidade Guhya Mantrika mantém a impecabilidade da conexão a esta Linhagem recebendo as visitas regulares do discípulo do coração de Lama Sang, o Tulku Sherab Dorje, também director do Blazing Wisdom Institute no estado de Nova Iorque, EUA. Mantemos igualmente a auspiciosa ligação espiritual com o Mosteiro de Orgyen Kusum Lingpa no Tibete, Lung Ngon Thubten Chokhorling e com o seu abade, o filho do Tertön, Tulku Hungkar Dorje Rinpoché, o qual foi reconhecido por magníficos Lamas tais como: S. S. Orgyen Kusum Lingpa, S. S. Dodrupchen Rinpoche, S. S. Penor Rinpoche, Khenpo Akong, e mais tarde, por Sua Santidade o Dalai Lama, como a reencarnação de Do Khyentse Yeshe Dorje.

bottom of page