top of page

Padmasambhava

Padmasambhava

Guru Rinpoche

 

Padmasambhava é o Guru Nascido do Lótus, o Buda dos Ensinamentos Vajrayana, que estabeleceu plenamente o Budadharma no Tibete, no século IX, a convite do Rei Chögyal Trisong Detsen. Padmasambhava foi indispensável para que num Tibete majestoso, porém turbulento, a tradição espiritual do Budismo Vajrayana se firmasse indubitavelmente no País das Neves.

 

Profetizado pelo Buda Shakyamuni no Mahaparinirvana-sutra, a escritura sagrada que regista as palavras que este proferiu antes de deixar esta vida, no qual podemos ler:

 

"A impermanência é a natureza de todos os fenómenos compostos. A morte sendo inevitável, o momento de eu passar para o Parinirvana chegou. Não deverão entristecer. Doze anos após a minha morte virá um homem, o Nascido do Lótus, do nordeste de Uddyana, o qual propagará o caminho do mantra secreto".

 

Bem como no Manjusri-nama-sangiti:

 

"Um glorioso Buda Nascido do Lótus, omnisciente, possuindo o tesouro da sabedoria transcendental, virá: Ele será o manipulador soberano da Ilusão, o grande Buda que ensina o Caminho do Mantra Secreto."

 

Deste modo, emanado do coração do Buda Amitabha sobre um lago místico no norte da Índia, nasceu o Guru Rinpoche espontaneamente, aparecendo como uma criança de oito anos de idade sobre uma flor de lótus. Assim, foi há mais de dois mil anos que Padmasambhava, o Guru Nascido do Lótus, abençoou esta terra com a sua presença. E no entanto, ele está mais vivo do que nunca nos corações das pessoas com fé.

 

"Eu nunca estou longe daqueles com fé,

Ou até mesmo daqueles sem,

Ainda que estes não me vejam.

Os meus filhos estarão sempre, constantemente,

Protegidos pela minha compaixão."

- Palavras de despedida do Guru Rinpoche a Yeshe Tsogyal

 

Conhecido desde sempre como «O Senhor Nascido no Lótus» e «O Precioso Guru», este manifesta incríveis habilidades espirituais para auxiliar os seres a domarem as suas mentes. E propagando o Caminho do Vajrayana permite que muitos praticantes espirituais possam superar as emoções aflitivas, a delusão e a desarmonia. Hoje, os seus Ensinamentos permanecem tão vivos para os praticantes do Dharma quanto o foram há mil e duzentos anos para os praticantes dessa época no Tibete.

 

Padmasambhava é completamente sem precedentes em todos os sentidos, em termos de compaixão, sabedoria e poder. Ele abriu, e abre, a porta para a realização a incontáveis seres e a sua inspiração é tão poderosa hoje em dia como sempre foi; e as linhagens que inspirou continuam ainda a fornecer o alimento espiritual para a realização em todas as esferas do Dharma.

 

Padmasambhava subjugou todas as forças negativas e opostas ao Dharma, e estabeleceu o Budismo na sua forma suprema no Tibete. A ligação espiritual através do seu Templo em Portugal criará um forte alicerce para o futuro do Budismo Vajrayana no nosso país.

 

Padmasambhava é a personificação da sabedoria de todos os Budas do passado, do presente e do futuro, e engloba os métodos de todos os Oitenta e Quatro Mahasiddhas iluminados da Índia. Padmasambhava manifestou a realização dos quatro níveis de Vidyadhara e é conhecido também como Du-Sum Sangye Guru Rinpoche: O Precioso Mestre, O Buda dos Três Tempos.

 

Conjuntamente com a sua consorte, a Dakini Yeshe Tsogyal, ocultou inúmeros Termas, tesouros espirituais por todo o Tibete, Butão, Sikkim, Nepal, e toda a região dos Himalaias, para serem descobertos e revelados no futuro por discípulos predestinados: os Cem Reveladores de Tesouros Espirituais profetizados por Padmasambhava para difundirem os ensinamentos Vajrayana no futuro.

 

Terma é o método de transmissão do Vajrayana através de tesouros escondidos, ocultos principalmente por Padmasambhava e Yeshe Tsogyal, a serem descobertos no momento apropriado por um Tértön – Revelador de Tesouros – para a rápida realização dos discípulos do futuro. É uma das duas principais Linhagens da tradição Nyingma: a Linhagem Sucinta, ou Terma, e a Linhagem Longa, ou Khama.

 

Padmasambhava reside no espaço de sabedoria conhecido como A Gloriosa Montanha Cor de Cobre.

 

"Buda dos três tempos, Guru Rinpoche,

Senhor de todos os siddhis, Grande Felicidade,

Dissipador de todos os obstáculos, Domador Irado dos Maras,

Suplico-vos, concedei-nos as vossas bênçãos.

Pacificai os obstáculos externos, internos e secretos,

Espontaneamente satisfazei todos os desejos."

bottom of page