top of page

O Propósito do Templo Zangdok Palri  

Propósito

A razão de construir este Templo em Portugal

 

Até à data, que saibamos, este é o primeiro Templo deste género na Europa. E por isso, é natural que algumas pessoas possam achar este projecto estranho; apesar de quem já conhece, estando já familiarizado com projectos similares no Tibete, Nepal e Índia, possa encontrar mais facilmente o significado da grandiosidade desta obra.

 

E ainda que as motivações e aspirações originais sejam similares em todos os Templos de Padmasambhava existentes no mundo, o que distingue este projecto é o procurarmos trazer a Portugal, e à Europa em particular e ao mundo em geral, os benefícios auferidos por tal construção sagrada.

 

Esta réplica do «Palácio Celeste de Padamasambhava» oferece-nos as bênçãos de uma profundíssima simbologia de paz e claridade, uma vez que esta expressa a Terra Pura de Guru Rinpoche, uma dimensão do maravilhoso ambiente manifesto por uma mente iluminada.

 

Esta recriação terrena do Palácio Celeste da Terra Pura em Portugal albergará as representações sagradas do Corpo, Fala e Mente de Buda, que inspirará e abençoará muitas das gerações de portugueses e europeus.

 

Por meio de acções virtuosas tais como: a generosidade, a devoção, as orações e aspirações, bem como as circunvalações ao santuário; todas estas, irão permitir o acumular de um enorme mérito, possibilitando, efectivamente, libertar-nos do ciclo vicioso da existência – Samsara – e encontrar Padmasambhava, face-a-face, na «Gloriosa Montanha Cor de Cobre».

 

A rara tipologia deste Templo possui uma qualidade designada por «Libertação pelo Olhar», significando isto que um mero olhar estabelece na mente de todos os seres as causas da libertação. Ao criar tal ligação Kármica positiva, podemos renascer na simbólica e sublime Terra Pura de Padmasambhava, na dimensão pura de Avalokiteshvara ou na Terra Pura de Amitabha.

 

Deste modo, a ligação Kármica virtuosa com este especial Templo de Padmasambhava beneficia-nos nesta vida e nas próximas.

 

Preservar o Dharma para as gerações futuras

 

Olhando para os exemplos da Índia e do Tibete, e de como os Templos e Mosteiros, com as suas congregações, trouxeram grandes benefícios aos seres, através de susterem e difundirem os ensinamentos do Buda; sentimos assim que devemos fazer o possível por imitá-los no nosso país.

 

A nossa aspiração é a criação de uma base extremamente sólida e robusta para o desenvolvimento de uma Comunidade Espiritual Budista Nyingma em Portugal, com todas as possibilidades de estudo e prática, tais quais as que actualmente ainda encontramos no Oriente. Proporcionando às futuras gerações de portugueses, entre outros interessados, um treino pleno e completo de acordo com os três níveis de preceitos: externamente observando os preceitos da Libertação Individual; interiormente mantendo o treino do Bodhisattva, e no seu íntimo mais profundo, mantendo a prática do Vajrayana.

 

Porque é que isso é importante?

 

Porque se apenas um único praticante desenvolver plenamente a sua natureza de Buda, estamos certos de que ele ou ela vai trazer incomensuráveis benefícios para inúmeros outros seres.

bottom of page