Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

CET Pendê Ling

Rua Fernando Assis Pacheco, 120

2765-316 São João do Estoril - Lisboa

Email: info@guhyamantrika.org

Call: 26 510 21 62 / 91 213 93 53

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Doações

Ao doar contribui para a preservação do centro de retiros e mosteiro, da comunidade monástica e ngakpa e para o desenvolvimento dos nossos projectos. Poderá doar através do paypal, transferência bancária ou contactar-nos para doações de outras formas.

Guru Rinpoche

Tradição Ngakpa

 

A grande tradição espiritual do Tibete, é conhecida pelas suas extraordinárias instituições monásticas; todavia, simultâneamente, existe uma outra tradição igualmente vital e importante: O caminho do Yogin ou Yogini, homens e mulheres, que abraçando e integrando o mundo do quotidiano no caminho espiritual, beneficiam através da sua realização, a comunidade em que se inserem.

 

Uma via não monástica, a via do Ngakpa, que abraçou no seu seio, ao longo da história, gentes de todos os extractos sociais, agricultores, artesãos, pessoas com vida familiar, chefes de estado e simples vagabundos, que envolvidos no mundo expressavam a mais alta realização espiritual. Esta Tradição, não institucionalizada e sem hierarquias rígidas, é sem dúvida indicada para ser preservada e integrada no nosso mundo moderno. Assim, a Comunidade, ou Sangha, da Guhya Mantrika tem esta orientação.

 

Uma das componentes da visão caracteristica da Guhya Mantrika está em desenvolver uma Comunidade de praticantes leigos, pessoas que mantêm os seus compromissos para com a família e respectivos empregos, à medida que praticam e integram o Dharma onde quer que estejam.

 

A visão última dos Ensinamentos dos Budas, o Dzogchen e o Mahamudra, põem ênfase na claridade e espaço naturais que tornam possível a prática mesclarar-se com a vida quotidiana. No simples estar parado no transito, no fazer o jantar, numa reunião professional; as oportunidades para a prática, são tão ilimitadas quanto a própria vida.

 

Somos um grupo, de praticantes, que se reúne regularmente durante a semana e fins-de-semana, para assistir a Ensinamentos e praticar sadhanas (práticas meditativas) específicos. Juntos, estamos a construir o Mandala de uma comunidade não monástica, que se estende por todos os sectores da sociedade, um Sangha comprometido com uma visão a longo prazo, a da Guhya Mantrika, enquanto uma força positiva no budismo nacional e de além fronteiras por muitos anos vindouros.