top of page
22228569_1448848608484029_39271601496144

Guru Rinpoche

Tradição Ngakpa

 

A grande tradição espiritual do Tibete, é conhecida pelas suas extraordinárias instituições monásticas; todavia, simultâneamente, existe uma outra tradição igualmente vital e importante: O caminho do Yogin ou Yogini, homens e mulheres, que abraçando e integrando o mundo do quotidiano no caminho espiritual, beneficiam através da sua realização, a comunidade em que se inserem.

 

Uma via não monástica, a via do Ngakpa, que abraçou no seu seio, ao longo da história, gentes de todos os extractos sociais, agricultores, artesãos, pessoas com vida familiar, chefes de estado e simples vagabundos, que envolvidos no mundo expressavam a mais alta realização espiritual. Esta Tradição, não institucionalizada e sem hierarquias rígidas, é sem dúvida indicada para ser preservada e integrada no nosso mundo moderno. 

 

Uma das componentes da visão caracteristica da Guhya Mantrika está em desenvolver um grupo de praticantes leigos, pessoas que mantêm os seus compromissos para com a família e respectivos empregos, à medida que praticam e integram o Dharma onde quer que estejam.

 

A visão última dos Ensinamentos dos Budas, o Dzogchen e o Mahamudra, põem ênfase na claridade e espaço naturais que tornam possível a prática mesclarar-se com a vida quotidiana. No simples estar parado no transito, no fazer o jantar, numa reunião professional; as oportunidades para a prática, são tão ilimitadas quanto a própria vida.

 

Somos um grupo, de praticantes, que se reúne regularmente durante a semana e fins-de-semana, para assistir a Ensinamentos e praticar sadhanas (práticas meditativas) específicos. Juntos, estamos a construir um Mandala não monástico, que se estende por todos os sectores da sociedade, um Sangha comprometido com uma visão a longo prazo, a da Guhya Mantrika, enquanto uma força positiva no budismo nacional e de além fronteiras por muitos anos vindouros.

bottom of page