Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

CET Pendê Ling

Rua Fernando Assis Pacheco, 120

2765-316 São João do Estoril - Lisboa

Email: info@guhyamantrika.org

Call: 26 510 21 62 / 91 213 93 53

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Doações

Ao doar contribui para a preservação do centro de retiros e mosteiro, da comunidade monástica e ngakpa e para o desenvolvimento dos nossos projectos. Poderá doar através do paypal, transferência bancária ou contactar-nos para doações de outras formas.

Guhya Mantrika Mindfulness

Programa Mindfulness

Programa Mindfulness

Website Oficial da Guhya Mantrika Mindfulness

A nossa mente é o nosso bem mais precioso, é ela que determina a qualidade das nossas vidas. É em dependência da uma mente em equilíbrio ou em desequilíbrio que experimentamos respectivamente felicidade ou sofrimento. Deste modo, sendo a mente algo muito poderoso, o Mindfulness e os seus professores - pessoas a quem confiamos o "treino" da nossa mente - não devem ser escolhidos levianamente. Da mesma forma, a prática de Mindfulness que fazemos, ao "mudar" as nossas mentes acarreta também mudanças nas nossas vidas.

Conheça o trabalho da Guhya Mantrika Mindfulness, através da qual aspiramos oferecer uma nova forma de voltar à nossa natureza sã, tranquila e feliz, em todas as dimensões da nossa sociedade: desde empresas e instituições públicas, a escolas, casas de correcção e prisões, hospitais e centros de saúde, lares de idosos e centros de reabilitação. Visite a nossa página em www.guhyamantrika.org/mindfulness

 

O que é o Mindfulness?

 

Mindfulness é a arte de repousar na nossa sanidade básica, um estado naturalmente tranquilo e satisfatório. E para começar usamos métodos muito simples que permitem à mente acalmar nesse estado natural. Por outro lado, a vida actual com todas as suas exigências pode afastar-nos desse equilíbrio e a maior parte das vezes somos levados pelas nossas emoções, hábitos e condicionamentos, acabando cansados, irritados e “stressados” no nosso quotidiano.

 

O Mindfulness pode ser o antídoto para isso, ao permitir-nos desenvolver a paz e bem-estar naturais, que podem e devem ser reflectidos em todos os aspectos da nossa vida diária. Aqueles que meditam regularmente lidam melhor com os altos e baixos da vida, lidam com os desafios diários com mais facilidade e lucidez e relacionam-se com os outros de um modo mais compassivo e cálido.

 

Na essência, o Mindfulness, é a simples prática de estar presente em qualquer circunstância e em qualquer momento; tradicionalmente as pessoas pensam que meditar é apenas o acto de estar sentado, mas isso é só um aspecto de uma das formas de Mindfulness. Em vez disso, o Mindfulness, é o processo de aprender a viver presente e consciente momento a momento, não importando o que estamos a fazer; consequentemente pode ser aplicado a todos os aspectos da nossa vida. É possível andar, comer e até dormir meditativamente. Assim, vivemos muito mais; usufruindo da vida momento a momento.

 

Quando nos tornamos experientes no Mindfulness, a mente repousa estável no seu estado natural e as suas qualidades inatas de sabedoria e compaixão desvelam-se e manifestam-se permeando todos os aspetos da nossa vida. Começamos a “ver” e a entender que as coisas não são tão sólidas e imutáveis como imagináramos e que a vida é algo muito mais suave e fluido. Desta realização advêm uma grande alegria e liberdade que nos abre plenamente aos outros.