top of page

FAMILIARIZANDO-SE COM O ESTADO NATURAL DA SUA MENTE

MINDFULNESS

MINDFULNESS

É a arte de repousar na nossa sanidade básica, um estado naturalmente tranquilo e satisfatório.

 

Uma prática simples de estar presente em qualquer circunstância e em qualquer momento.

BENEFÍCIOS

O Mindfulness pode trazer inúmeros benefícios, com impacto tanto a nível profissional como pessoal:

 

Inteligência Emocional

Clareza Mental

Tranquilidade

Resiliência

Empatia

PROGRAMAS

Oferecemos diferentes programas de Mindfulness para diferentes audiências:

 

Instituições Públicas

Lares de Idosos

Empresas

Hospitais

Escolas 

Prisões 

SOBRE NÓS

 

 

A Comunidade Guhya Mantrika é uma comunidade de praticantes da  meditação de acordo com o Budismo Tibetano estabelecida em Portugal há mais de 10 anos.

 

  • Tem como objectivo principal a promoção do estudo e a prática de meditação, respeitando a tradição e as origens dos ensinamentos.

  • A comunidade Guhya Mantrika promove a prática de vários estilos de meditação, não existindo qualquer obstáculo em relação à religião ou ideologia do praticante.

PERTINÊNCIA NA SOCIEDADE

O Impacto do Stress Tóxico na População Portuguesa

 

O stress saudável é uma parte natural da vida, incluindo na infância. Tanto as crianças como os adultos precisam de ser desafiados para crescerem e para se desenvolverem. No entanto, quer no local de trabalho como no sistema moderno de ensino, o stress saudável é frequentemente substituído por stress tóxico. Stress tóxico ocorre quando as exigências da vida ultrapassam consistentemente a nossa capacidade para lidar com elas.

ESTUDANTES

O stress tóxico prejudica diariamente a atenção, a regulação da emoção e humor, o sono e a disponibilidade para aprendizagem nas salas de aula portuguesas. Ainda mais preocupante, a exposição prolongada na infância a stress tóxico tem impacto ao longo da vida na saúde mental e física. Quando um criança de dez anos diz que "sentia que ia morrer" devido a ansiedade num teste, está a dizer a verdade. As respostas do seu sistema nervoso autónomo são as mesmas quer esteja a fazer um teste de matemática ou a percepcionar perigo físico real.

PROFISSIONAIS

O stress tóxico começa por diminuir a produtividade e criatividade, escalado para sintomas mais sérios e frequentes como ansiedade, dissociação, frustração e, eventualmente, burnout. É difícil trabalhar com stress tóxico porque a nossa resposta ao stress acede a mecanismos ancestrais de sobrevivência na nossa biologia evolutiva.

FAMÍLIAS

O stress tóxico pode levar-nos a um estilo parental que mais parece uma "lista de tarefas", em vez de uma relação empática e centrada no presente com uma criança em desenvolvimento. Tem vindo a ser demonstrado, que uma exposição ao stress parental na infância precoce pode ter repercussões na expressão genética, até mesmo anos mais tarde na adolescência.

A Nossa Solução: Mindfulness

 

Porque as raízes do stress tóxico estão enterradas profundamente no nosso sistema nervoso, precisamos de instrumentos que vão além da mente conceptual para atingirem directamente esse sistema. Para transformar as nossas respostas habituais, precisamos de praticar regularmente as nossas competências quando não estamos em modo "luta - fuga - congela".

 

A nossa abordagem estabelece duas formas de formação como base para ensinar outros métodos de gestão de stress, regulação da emoção e competências interpessoais.

O Desenvolvimento de Mindfulness

 

O desenvolvimento de Mindfulness, uma consciência momento a momento dos nossos pensamentos, emoções, sensações e ambiente circundante.

 

 

 

O Desenvolvimento de Empatia

 

A estimulação intencional de estados mentais positivos como a bondade e compaixão.

Estes dois treinos melhoram a nossa capacidade de gerir um número significativo de desafios associados com ao stress psicológico, incluindo:

 

  • Esgotamento. A sensação de que a vida - e particularmente os nossos próprios pensamentos e emoções - são "demasiado para lidar com."

  • Ritmo Frenético. A sensação de que "fazer as coisas" tornou-se em algo compulsivo - que estamos simplesmente e constantemente a evitar estar connosco próprios.

  • Ruminação. A sensação de que os mesmos padrões de pensamentos estressantes repetem-se constantemente na nossa mente sem serem questionados.

  • Dissociação. A sensação de que nos mantemos a uma distância psicológica prejudicial em relação à vida e às pessoas, completamente à margem das nossas próprias emoções e das dos outros.

  • Narcisismo. A sensação de que a vida consiste em defender, proteger e reforçar a nossa visão de quem somos. Uma falta de empatia para com as necessidades dos outros e uma incapacidade de ter actos compassivos

Não só Sobreviver. Prosperar.

 

Ao discutirmos as diferentes formas de como a pratica de Mindfulness pode abordar o stress e outros problemas em diferentes contextos, não queremos perder de vista o facto de que pode levar-nos para além do terreno da gestão de sintomas; para um lugar onde estamos a desenvolver as capacidades mais profundas da mente humana.

 

Podemos pensar o processo como um espectro:

STRESS GRAVE

Outros problemas de saúde mental

SOBREVIVÊNCA

Capaz de "funcionar" e "suportar"

FLORESCIMENTO HUMANO

Capaz de aceder a estados profundos de tranquilidade, paz e compaixão.

FALE CONNOSCO

© 2016 por Guhya Mantrika Mindfulness. 

Centro de Retiros Thubten Phuntsog Gephel Ling

Estrada Nacional 253, Herdade Corte Pereiro 

7580-706 Santa Susana - Alcácer do Sal

Coord: 38.486402,-8.359611

mindfulness@guhyamantrika.orgTel: +351 91 213 93 53

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page